Coordenação de Planos de Desenvolvimento Territorial da Cultura

Onde

Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (SUDECULT) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT-BA) – 2008 e 2009

Funções

Articulação político-cultural com municípios da Bahia.

Sobre

Com objetivo de efetivar a política de territorialização da cultura, a Coordenação de Planos de Desenvolvimento Territorial da Cultura foi criada para apoiar os municípios baianos na implantação dos seus Sistemas Municipais de Cultura, englobando ações de estímulo à integração dos agentes culturais municipais de cada um dos 26 Territórios de Identidade da Bahia e do acompanhamento sistemático das ações de fomento e consolidação da participação social através das Conferências, Fóruns e Redes.

Fui responsável pelos Territórios de Identidade: Bacia do Jacuípe, Chapada Diamantina, Bacia do Paramirim, Irecê, Piemonte da Diamantina e Piemonte do Paraguaçu. Durante este período, foram criadas 26 Representações Territoriais da Secretaria de Cultura, na qual participei da banca de seleção dos candidatos no Edital nº004/2008: processo seletivo simplificado para técnico de nível superior. Também atuei no acompanhamento e apoio às atividades das representações nos territórios sob minha coordenação.

Trabalho pioneiro no campo cultural brasileiro no uso de territórios de identidade como base de planejamento e articulação de políticas públicas de cultura.

mapa-territorios-bahia

O território é conceituado como um espaço físico, geograficamente definido, geralmente contínuo, caracterizado por critérios multidimensionais, tais como o ambiente, a economia, a sociedade, a cultura, a política e as instituições, e uma população com grupos sociais relativamente distintos, que se relacionam interna e externamente por meio de processos específicos, onde se pode distinguir um ou mais elementos que indicam identidade, coesão social, cultural e territorial. (Fonte: Blog Territórios Culturais da Bahia)

Anúncios